24 de junho de 2011

SÉRIES: A 1ª Temporada de Game of Thrones


Balanço da 1ª Temporada da série da HBO...

Game of Thrones (GoT) entregou tudo que prometeu e muito mais. Cada centavo que a HBO gastou na adaptação milionária do primeiro livro d'As Crônicas de Gelo e Fogo' de George R. R. Martin, ficam evidentes na série, nos figurinos rebuscados, nos cenários grandiosos, nos objetos de cena (armas, armaduras, etc...) e nos efeitos visuais, principalmente nas cenas de ação. E se são os pequenos detalhes que garantem uma ambientação crível, que faz o expectador comprar a ideia de que aquele mundo apresentado realmente existe ou poderia existir, GoT novamente não decepciona. O esmero da produção pode ser observado em cada episódio, em cada cena, numa impressionante riqueza de detalhes que deixam até os mais críticos impressionados.

É claro que isso não seria nada se os atores não segurassem a barra. Mas até nesse ponto GoT surpreende. E se alguns atores começaram "bem mais ou menos", evoluíram junto com a série. Até o elenco infantil melhorou bastante ao longo da temporada. Alguns atores merecem menção, como Sean Bean. Perfeito desde a primeira cena com Eddard Stark, o ator conseguiu passar todo o cansaço, a nobreza e a dureza do personagem, tão bem descrito no livro de George R. R. Martin. Desde John Locke (Lost), não se via um personagem tão trágico, que acabou encontrando a morte por acreditar piamente num ideal. É o toque de realidade cruel presente nos livros, transposto fielmente às telas.


Mas o destaque mesmo vai para o ator Peter Dinklage que vive o anão Tyrion, o melhor personagem em cena. É impressionante a tridimensionalidade que o ator consegue passar ao personagem, ao ponto do expectador não saber ao certo se suas intenções são boas ou não. Talvez este seja o segredo do sucesso dos livros e agora da série, o tom cinza dos personagens, onde nenhum pode ser taxado de bom ou mal, até porque nada é tão preto no branco, e todos fazem escolhas certas e erradas, como nós.

Já pensando em 'A Torre Negra', série baseada nos livros de Stephen King, pode-se dizer que GoT continua a onda  inaugurada com The Walking Dead, em adaptar obras conhecidas para a tv, em megas produções que não ficam devendo nada às feitas para o Cinema. São projetos ambiciosos, mas se bem executados, encontram publico certo, já que trazem os fãs do material original de carona.



Comentários sobre o Season Finale

Muito boas as cenas que repercutem em vários núcleos, a morte de Eddard Stark: Sansa impotente como prisioneira do Rei, Arya encontrando ajuda na multidão, Catelyn e Robb no Tridente e Bran em Winterfell. Sem medo de causar mais polêmica, a série ainda mostra o corpo decapitado do protagonista e a cabeça de Ned Stark pendurada, como um troféu do Rei Joffrey. Robb sendo proclamado Rei do Norte, só mostra o óbvio, como o personagem e o ator cresceram em cena, e promete muito para a próxima temporada, assim como a nomeação de Tyrion como Mão do Rei.

Mas a maior surpresa estava reservada para as terras além-mar, no núcleo Dothraki, com a morte de mais um personagem querido do público, Khal Drogo. Para quem já conhecia a obra, o choque não foi tão grande assim. Os livros do autor são famosos justamente por essas reviravoltas que desnorteiam o leitor, deixando-os sem um porto seguro, sem ter no que se agarrar. Mas eis que aos 45 do segundo tempo, numa sequência fantástica, com bons efeitos (tinha muita gente com medo que a cena ficasse fake), a mágica volta novamente ao mundo de Westeros, e os três ovos de dragão são "chocados" por Daenerys Targaryen, uma das poucas descendentes dos mestres dos dragões de antigamente. Sensacional.

Em Tempo: Porque Jaime Lannister não morreu? Eu sei que ele vale mais vivo que morto, mas fala a verdade, deu vontade de ver Catelyn matando ele com aquela pedra...


Agora só resta esperar a 2ª Temporada, para ver essas criaturas fantásticas que cospem fogo barbarizando os Sete Reinos. enquanto isso, os livros são uma boa pedida, para acalmar a ansiedade.

Confira aqui um post sobre o início da temporada





2 comentários:

  1. Esse série foi muito boa desde o início, a pergunta agora é quanto foi gasto? Será que vai dar um bom lucro, por que eu to na pilha de ver pelo menos umas 6 temporadas.

    ResponderExcluir
  2. 6 temporadas e 1 filme! (Abed, Community)
    a audiência desta temporada foi muito boa, e a segunda já está garantida. O que preocupa é que cada vez a produção ficará mais cara, por conta dos efeitos visuais, o que deixa o futuro da série incerto.

    Mas quem sabe né...vamos torcer.

    ResponderExcluir