12 de setembro de 2010

Rubicon 1x07: The Truth Will Out


O Instituto de Política Americana (API) sob investigação.

Neste ótimo e tenso episódio, o que era para ser só mais um dia normal de trabalho para a equipe de Will, vira um pesadelo quando o FBI interdita o prédio do API na busca do suspeito em vazar informações sigilosas do Instituto, e todos são submetidos ao detector de mentiras.

Desconfiado que o FBI está atrás dele, Miles confessa para Will que levou para casa arquivos sigilosos e acabou esquecendo no táxi. Will pede para ele parar de falar, porque o API está cheio de escutas, o que deixa o nerd ainda mais nervoso. Não dá outra. Na hora de passar pelo detector, sem ao menos ser questionado, ele confessa que perdeu arquivos do Instituto. Sorte dele que não era isso que o FBI procurava.

Não é exatamente o melhor momento para fazer investigações particulares, já que o prédio do Instituto está abarrotado de agentes do FBI, mesmo assim Will aproveita para fuçar a sala de Spangler, enquanto o chefe é submetido ao detector de mentiras. Ele acaba descobrindo que Spangler mantém arquivos sobre David, o sogro supersticioso de Will que aparentemente foi assassinado por saber demais. Pego em flagrante por Ingram, Will pergunta para quem eles realmente trabalham. Ingram sai pela tangente, dizendo que eles trabalham para o governo dos EUA, e mais uma vez avisa para Will ficar longe disso tudo.

As cenas com detector de mentiras foram muito boas, e serviram basicamente para entregar pequenos podres dos personagens. No final, descobre-se que um funcionário qualquer estava enriquecendo às custas de informações privilegiadas que retirava do API. Depois que o traidor é descoberto e preso, Spangler (que nota que alguém andou mexendo nas suas coisas), demite o chefe do agente corrupto, deixando bem claro aos outros analistas-chefe, inclusive Will, sua política de trabalho, e que eles são responsáveis diretamente pela equipe e faz parte do trabalho notar esses desvios de comportamento dos subalternos. 

Katherine continua curtindo uma fossa, juntando informações sobre o suicídio do marido e tem a casa invadida durante a noite, mas os "ladrões" aparentemente não encontraram o que procuravam, já que nada foi roubado. É claro que não eram ladrões comuns, e estavam atrás de algo mais específico, ligado a conspiração.

Por falar nisso, ainda é difícil formar uma imagem clara da abrangência total da conspiração, já que as informações ainda são poucas, administradas com rigor militar, sempre em doses homeopáticas. Método comprovadamente eficaz, já que espero ansioso a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário