19 de maio de 2011

SÉRIES: Game of Thrones - Balanço da metade da temporada

Confira um balanço da primeira metade da temporada da série milionária da HBO que adapta o primeiro livro da saga literária de maior sucesso da atualidade, "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R.R. Martin.
Nesta altura do campeonato, das duas, uma: ou você está odiando o lenga-lenga e pouca ação na série, ou você está adorando conhecer as lendas e histórias antigas de guerreiros, monarcas e seus grandes feitos. Sem contar que novos personagens continuam sendo apresentados numa quantidade absurda, e eu sempre fico com a sensação que perdi algo... E a parte política? Cadê? Não era sobre isso a série? O joguinho de poder ao redor daquele trono maneiro? Uma dança da cadeira com uma coroa como prêmio? Não vi nada disso. Pelo menos, ao ponto de justificar o título. 

Até agora o que tivemos foi muita birra de famílias que se odeiam e só. Os Lannister´s querendo atropelar qualquer um no seu caminho, encabeçados pela Rainha Cercei e seu irmão íntimo Jaime, e o anão Tyrion, o personagem mais interessante e com mais potencial até aqui, de toda a série. O velho Eddard Stark está mais preocupado em voltar para o aconchego de Winterfell e em contornar as peripécias de seus filhos levados, tanto que parece usar a desculpa de não querer matar os filhos do Rei Louco, só para poder voltar para o Norte.

Lena Headey como a Rainha Cersei Lannister
Mas nem por isso a série deixa de ser sensacional. É clichê dizer que a produção da série está impecável, no melhor padrão HBO, e as cenas de ação - quando tem - brutais. Sexo também consta. Estamos falando de HBO, não? Mas no livro é pior ainda, então tudo bem, está no contexo, afinal, não é Tolkien.

Até agora as três tramas principais (Em Porto Real, em Winterfell, e dos irmãos Targaryen, herdeiros legítimos do Trono) se desenvolvem lentamente, o que não é necessariamente um mal. Vez ou outra é legal parar para ouvir histórias de dragões furiosos que já existiram (ou existem?) e ver lobos selvagens-domésticos em ação. E é incrível ver essas três linhas narrativas se desenvolvendo, se desdobrando em várias sub-tramas também interessantes, até o derradeiro dia que elas se ligarão, virando uma só. Será?

Emilia Clarke como Daenerys Targaryen


Tá, mas sobre o que é Game of Thrones mesmo?

Resumidamente, você precisa saber que a série se passa na fictícia e medieval/fantástica Westeros que é dividida em 7 Reinos, cada qual com o seu Senhor. Estes Senhores ou Lords, respondem a um comando Central, do Rei Robert Baratheon, que usurpou o trono do Rei Louco, obrigando o casal de filhos do antigo monarca a fugir, exilando-se em uma terra além do mar, onde tentam conseguir aliados para voltar e reivindicar o trono. Como Robert Baratheon é um grande amigo de Eddard Stark, ele vai atá o Norte e pede (ou obriga) Lord Stark, a ser seu braço direito, ajudando-o a governar os Sete Reinos.

Bom, o resto você descobre lendo o livro (eu não terminei de ler ainda...) ou assistindo a série. Ambos Recomendados.


Sean Bean como Eddard Stark


O melhor (e o pior) nos episódios



Episódio 1x01: "Winter is Coming" (O inverno está chegando)
  • O piloto da série foi excelente, pena que não foi duplo.
  • Que tanto personagem! Só eu fiquei perdido com tantos nomes, ao ponto de pensar que Winterfell é uma pessoa? 
  • A sequência de abertura é muito parecida com o prólogo do livro. Adaptação bem fiel.
  • Deu pena do cara que morreu decapitado, mas a cena foi linda, e não estou falando só da fotografia da sequência, mas do significado da ação do Lord Stark. Situou de vez o espectador naquele mundo.
  • Destaque para a abertura estilosa que lembra uma mapa de uma partida de RPG, sem contar as engrenagens que vão erguendo os 7 Reinos, uma metáfora óbvia e direta, onde cada roda dentada representa uma pessoa, ou um grande feito, que ajudaram a moldar os Reinos de Westeros. Sensacional.



Episódio 1x02: "The Kingsroad" (A Estrada Real)
  • A sequência da 2º tentativa de assassinato que Bran, sofre,  me fez morder os dedos. Sério! Acho que foi porque o cara tentou matar a mãe do menino com uma faca, e eu não suporto cenas com facas, navalhas e afins, e quando o lobo chega para salvar o dia e dilacerar a jugular do bad guy, uivei junto de emoção. Foi uma puta sequência, uma das melhores até aqui.
  • Outra boa sequência envolve mais crianças e lobos. Quando a filha rebelde de Lorde Stark treina com um menino plebeu e o filho do Rei se envolve, leva uma mordida do lobo e ainda é humilhado. Yeah


Episódio 1x03: "Lord Snow"
  • A velhinha agourenta conta histórias sinistras para Bran, ajudando a aumentar em nós o medo do inverno chegar. Brrrrrrrr....
  • O interior da Muralha é revelado e é simplesmente sensacional. Congelei só de ver.
  • A impetuosidade e o espírito guerreiro da filha mais nova dos Stark´s, Arya, garante bons momentos, e depois de ser pega pelo pai praticando com a espadinha "Agulha", ganha um treinamento de verdade.  


Episódio 1x04: "Cripples, Bastards, and Broken Things" (Aleijados, Bastardos e Coisas Quebradas)
  • Tyrion mostra porque é um dos personagens mais legais da série: além de sempre estar no lugar certo, na hora certa, ele ainda acha tempo para ler e inventar objetos, como a cadeira especial para Bran poder montar novamente. Fique de olho em Tyrion, cada vez mais importante e interessante.
  • O duelo dos cavaleiros no final do episódio foi gore total. Que aflição aquele pedaço da lança na garganta do cavaleiro e o sangue jorando? Utz!


Episódio 1x05: "The Wolf and the Lion" (O Lobo e o Leão)
  • O que foi aquele cavaleiro decepando a cabeça do cavalo? Sensacional. 
  • O ataque a comitiva da Senhora Stark, também foi de tirar o fôlego. 
  •  Pra quê nú masculino frontal? Além de deixar todo mundo constrangido ainda corta a imersão: Então o cara estava transando de pau mole? 
  • É guerra! No meio de sua saída as pressas de Porto Real, Lord Stark é atacado pela Lennister galã.WAR.

E agora? 

Então, parece que agora não e só o inverno que está chegando aos sete Reinos, e o vento frio do norte faz mais que gelar a espinha de quem jamais passou por um inverno, ele traz rumores de uma guerra que pode ter sido iniciada quando Eddard Stark decidiu ir contra a vontade do Rei. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário