16 de janeiro de 2011

EXTRAS: As Rochas e Minerais do Entretenimento


Seria um post geológico se não fosse a pitada nerd. Da Kriptonita à Pedra Filosofal,  passando pelo Adamantium, é inegável a importância de diversas rochas e minerais para a cultura pop. Confira mais alguns



Adamantium: O material mais resistente da ficção que se tem conhecimento. Reveste o corpo do mutante Wolverine em X-Men, deixando-o praticamente indestrutível. Some a equação o poder de regeneração do baixinho e seu temperamento animal, e o mutante com garras retráteis é um dos personagens mais letais do entreterimento. Por isso a gente adora ele!  




Pedra Filosofal: Segundo a lenda, era um objeto que poderia aproximar o homem de Deus. Com ela o alquimista poderia transmutar qualquer metal em ouro, como também obter o Elixir da Longa Vida que permitiria prolongar a vida indefinidamente. Vista em vários livros, filmes e desenhos animados, a Pedra Filosofal ganhou destaque no primeiro livro/filme da franquia Harry Potter.




Mithril: Na Terra Média, palco que serve para as batalhas épicas que J.R.R. Tolkien criou em O Senhor dos Anéis, a chamada prata dos anões, Mithril é um metal mais valioso que o ouro. Extremamente raro, de resistência incrível e peso absurdamente leve, era usado para fazer armaduras. Frodo ganha uma camisa feita desse material, de seu tio Bilbo Bolseiro, que acaba sendo muito importante para a tarefa que ele virá a desempenhar: caminhar até Mordor para destruir o Um anel. Como Bilbo adquiriu a malha metálica feita pelos anões, é outra história (contada em O Hobbit)...Nas palavras do próprio Bilbo Bolseiro: "É resistente como aço, mas leve como pena"




Kriptonita: O mineral alienígena vindo do planeta Krypton é a única fraqueza do Superman. Já apareceu de tudo quanto é jeito: na forma bruta, na forma líquida, na forma gasosa...Enfim, tem sempre algum inimigo do escoteiro azul bolando um plano com kriptonita no meio... 



 
Ectoplasma: O mais polêmico. Afinal, do que seria feito o ectoplasma? Do Grego "ektós": por fora + "plasma": molde ou substância, na parapsicologia, designa uma espécie de vapor esbranquiçado que sai do médium, mais frequentemente pela boca, mas que pode sair por qualquer parte do corpo. Nos filmes dos Caça-Fantasmas: fluido gosmento excretado por fantasmas. 




Metal Líquido: O sensacional vilão do filme Exterminador do Futuro 2 revolucionou a indústria do efeitos especiais da época, além de aterrorizar meio mundo. Todos lembram da sua terrível corridinha e de como - não importa o que acontecesse -, o robô de metal líquido sempre se refazia e voltava para tentar matar John Connor. Deu trabalho para o Schwarzenegger.


Lembra de mais algum?

Nenhum comentário:

Postar um comentário