12 de dezembro de 2010

EXTRAS: A nova cor do Entreterimento


Tudo Azul em Hollywood!


Hollywood funciona com modismos. Mais que espionagem industrial, de tempos em tempos é comum filmes com histórias, cenários ou personagens parecidos. Vide alguns anos, quando a Pixar lançou Vida de Inseto e a DreamWorks, Formiguinhaz, ambos de 1998. Mais recentemente, em 2006, a "mágica coincidência" do lançamento de dois filmes sobre temas parecidos (O Ilusionista e O Grande Truque), de estúdios concorrentes.


Para reinventar-se, Hollywood se recicla constantemente, não só à procura de novas histórias para contar, mas de jeitos diferentes de contar essas histórias, criando novas estéticas que condizem com a realidade dos espectadores, buscando assim um nível maior de conexão com o público, que imediatamente (talvez inconscientemente) abraça esses novos conceitos.


Quem não lembra, em 1999 com a estréia da ficção científica Matrix, que trazia um futuro representado pela cor verde (comum nos monitores dos computadores monocromáticos CRT), que representava um futuro retrô, condizente com a situação decadente da raça humana representada no filme, que escondeu-se no centro do planeta, fugindo da fúria precisa das máquinas.
Rapidamente o mercado absorveu os conceitos e N produções chupadas da estética Matrix, com seus sobretudo de couro, lutas com fios e música Cyber Punk pipocaram de todos os lados.


A nova cor do momento, que representa o futuro em Hollywood, é o Azul (que eu apelidei de "azul autosustentável", em homenagem a Blue Energy da série V - Visitors), que podemos pensar que começou com as criaturas digitais que James Cameron desenvolveu para o filme Avatar, certo? Errado. 


Podemos dizer que a onda azul começou com a nova mídia Blu-Ray, o disquinho que chegou prometendo mundos e fundos. Claro, Avatar vem logo em seguida, e é o responsável pela popularização massificada desta cor, que combina com o momento atual de preocupação com o Planeta Terra ( a gente tenta Bilú!).


Seguindo adiante, temos SkyLine, filme de 2010 com um Adrien Brody genérico como protagonista e grande elenco de atores da Tv, que tem ótimos efeitos especiais e conta a história de uma invasão alienígena, onde os humanos são atraídos para uma luz azul alienígena, como moscas atraídas para o açúcar.


Tron Legacy vem aí para continuar o legado (eu sei, foi infame) e propagar a onda azul por mais algum tempo...pelo menos até a próxima modinha... Ah, e não esqueça que as criaturinhas mais azuis da ficção, vem aí. Sim, eles mesmos: os Smurfs.


Então, é pira minha ou realmente há uma dominação azul?


Nenhum comentário:

Postar um comentário