Pedro Paulo Soares Pereira, ou Mano Brown é a personalidade mais influente e respeitada do rap brasileiro. Junto com Ice Blue, Edi Rock e o DJ KL Jay ele integra o Racionais Mc´s, grupo de rap capaz de vender 1,5 milhões de discos em plena era da pirataria. Avesso a mídia, Mano Brown raramente concede entrevistas e nunca é fotografado sorrindo. Mas isso está mudando. Prestes a lançar CD novo na praça, Brown decide quebrar o silêncio e falar com exclusividade à revista Rolling Stone Brasil: "É a hora! Tenho coisas a falar.Querem me ouvir, vou falar."
[ATUALIZAÇÕES NO FINAL DO POST]
[ATUALIZAÇÕES NO FINAL DO POST]
Confira os melhores momentos nas palavras do próprio Brown
Sobre o que o público espera dele e do Racionais:
"O Racionais parece ter uma cartilha a seguir e não fomos nós que a escrevemos. Foi a opinião pública. Somos reféns das palavras, mas não posso ser refém de nada, nem do rap. Vamos quebrar. aquele Mano Brown virou sistema viciado, uma estátua óbvia demais. Pergunta tal coisa que ele vai responder tal coisa. Eu estava mapeado e rastreado."
Sobre religião:
"Sou contra a religião. Porque virou empresa. Deus está nas pequenas coisas"
Sobre a separação entre o ídolo Mano Brown e o pai de família Pedro Paulo:
"Em 80% do tempo, não há separação. Mas em 20% do tempo, separo. Senão fica todo mundo louco, nem eu aguento. é uma situação em que tenho de usar a inteligência. Não dá para ser politizado sempre, músico sempre, engajado sempre. Também tenho meu momento de ser simplesmente um ser humano, gostar do que todo mundo gosta, fazer parte. Tento ser companheiro e ter companhias mesmo sendo o brown. É difícil ser companhia de um cara que nem eu, deste nome, 'Mano Brown'. Porque gera expectativa de várias coisas. Nem todo mundo que está comigo tem que estar engajado nessas minhas idéias, nessa vida que tenho. As pessoas também são livres. Daí eu prefiro andar com pessoas comuns, que pensam o que eu penso, mas não vivem diretamente das coisas que eu falo ou canto. Pessoas comuns, que entendem e têm uma forma mais equilibrada de enxergar a vida. Há predisposição do rapper em ser contestador e nem sempre as pessoas ao meu redor são assim, e eu preciso delas ao meu lado para me dar essa noção do que é o povo e do que eu queria que fosse o povo também. Eu queria ser mais um. Mais uma roda, não o maquinista. Não dá para nascer Bob Marley todo dia, não dá para nascer Tupac ou Lula todo dia."
Sobre as letras do seu rap:
"Não vou mais traçar retrato de lugar nenhum para ninguém. Muito menos para os ricos. Eu não vou mais mapear minha quebrada para os caras. Não vou lavar roupa suja para eles ouvirem."
Sobre isolamento e interação:
"Antes, os caras faziam festa, todo mundo feliz, só cerveja, e eu na água, caretão, trouxão no meio dos caras. Todo mundo lá e eu só sentado, vendo os problemas sociais da festa. Meus amigos felizes pra caramba e eu: 'É, mano, o segurança lá...' Vi que estava isolado, vivia numa bolha social. A gente é o que a gente come, bebe, respira e convive, irmão. Você vai se ilhar em uma filosofia que só pertence a você? Inteligência é estar no convívio, participando, interagindo. Não é se isolar. Essa empáfia de achar que sabe tudo e os outros não sabem nada passou a me irritar. No rap, isso me irrita."
Sobre sua Música:
"Quero que minha música tenha uma pegada da música feita pelo George Clinton."
Sobre negócios, como a parceria com a Nike:
"Vamos colocar uma explicação para isso: tudo que for para um benefício coletivo, um progresso autossustentável, estou aí para ouvir. Nada que seja escravagista, nada que seja paternalista do rico para o pobre. Quero que o barato venha, que a gente consiga organizar e que funcione por muito tempo. Esse é o termo do momento, mundial: Sustentabilidade. Eles querem que eu faça uma ponte com a juventude para aliar esporte, música e a marca."
E o que mais interessa aos fãs: quando sai o disco Novo?
O disco novo, ainda sem título, deve chegar no primeiro semestre de 2010, antes da copa do Mundo.
Outubro - 2010
[23/02/2011]
Edi Rock participa do programa de rádio do rapper Mv Bill, A Voz da Periferia, e deixa escapar que o CD novo dos Racionais sairá em outubro
Confira a nota no Portal Rap Nacional
Assista ao making of da entrevista
[ATUALIZAÇÕES]
29/12/2010
Como este post é o mais lido do Blog (pena que ninguém comenta, né...), resolvi atualizar ele com informações sobre o CD novo dos Racionais que já virou lenda. Passou a Copa do Mundo, que na entrevista acima Mano Brown fala que seria o lançamento, e nada. Como já estamos no final do ano, provavelmente CD novo na praça, só em 2011. Confira algumas entrevistas e artigos que rolaram em 2010 sobre os Racionais Mc´s e volte sempre para acompanhar as novidades, que rolarão a partir de agora.
O que rolou em 2010
Outubro - 2010
Mano Brown concede entrevista ao site Do Lado de Cá, onde fala sobre seu processo de composição e gravação e claro, o disco novo. Confira as 4 partes da entrevista
[23/02/2011]
Edi Rock participa do programa de rádio do rapper Mv Bill, A Voz da Periferia, e deixa escapar que o CD novo dos Racionais sairá em outubro
Confira a nota no Portal Rap Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário